Cooperativismo.
O que é?
Uma forma de organização que tem como diferencial promover o desenvolvimento econômico e o bem-estar social simultaneamente. Baseado na união de pessoas, por ser este o seu maior capital, o cooperativismo é um modelo socioeconômico com referenciais de participação democrática, solidariedade, independência e autonomia.
Ele visa às necessidades do grupo e não o lucro, busca a prosperidade conjunta e não a individual. Por sua natureza e particularidades, tem papel determinante na promoção do desenvolvimento sustentável. O cooperativismo alia o economicamente viável ao ecologicamente correto e ao socialmente justo.
Cooperativas.
O que são?
São organizações de pessoas que se unem em busca de melhoria de renda, baseados em valores de ajuda mútua e responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade, e são donas do próprio negócio - os cooperados, também chamados de associados. Os objetivos econômicos e sociais nas cooperativas são comuns a todos os aspectos legais e doutrinários são distintivos de outras sociedades.
O empreendimento cooperativo tem características próprias e se fundamenta nos valores humanos e dignidade pessoal. É um instrumento que busca a solução de problemas que, de maneira individual, apresentam dificuldades para serem resolvidos. Objetiva viabilizar o associado economicamente, mediante prestação de serviços, desenvolvimento cultural e profissional. As cooperativas funcionam como referência e centro de segurança para seus cooperados.